• Juan Carlos Bondi

Escapada de fim de semana a Corrientes: descubra os Esteiros do Iberá

Actualizado: jul 8

Disfrute de uma autêntica aventura viajando ao coração do Parque Nacional Esteiros do Iberá na província de Corrientes, no nordeste da Argentina. O maior parque da Argentina e o segundo maior ecossistema de pântanos do mundo.


A Reserva Natural é o lugar perfeito para ver de perto os animais que a habitam. Esse paraíso natural abriga ao jacaré, ao cervo-do-pantanal, à lontra e ao lobo-guará.

Como chegar lá? Esse não é um destino que você possa acessar com facilidade, por isso lhe recomendamos usar a entrada mais tradicional que é a partir da “Colonia Carlos Pellegrini”, a 120 km da cidade de Mercedes. Pode ser acessada por veículo próprio ou também por ônibus que partem de Mercedes e fazem o trajeto uma vez por dia.

Cuidado! Qual é o estado da estrada? Dos 120 km, 80 são de cascalho e os primeiros 40 estão em mau estado. Prepare-se para pular do assento e se divertir nesse momento; apesar de não se esquecer de estar muito atento ao clima e dirigir com cautela, pois são estradas de barro que, quando chove muito, geralmente ficam embarradas e propícias a se atolar. Você vai se sentir em um autêntico rally!


Embora a vida selvagem possa ser apreciada ao longo do ano, a melhor época para visitar os Esteiros do Iberá é fora dos meses de verão. Desta forma, você evitará as fortes temperaturas, os mosquitos e as chuvas.


Você precisará de pelo menos duas ou três noites para aproveitar o local, pois há muito a se conhecer tanto de dia como à noite.


Recomendamos que você contrate uma excursão de vários dias com um guia que tenha experiência, pois não é permitido explorar a área em sua própria embarcação. Você desperdiçaria tempo e dinheiro fazendo isso sozinho.

Uma excelente opção é o tour diurno, no qual você pode visitar os pântanos em barcaças e apreciar grande variedade de animais. Um dos mais interessantes é pegar um caiaque e passear pelo córrego Carambola. A poucos metros de haver remado, você se verá cercado por pequenos jacarés que tomam sol nas margens, revelando os dentes quando abrem sua enorme boca.




Se você é um daqueles que gostam da aventura noturna, não pode perder a excursão noturna por essas águas misteriosas. Eles o levarão em barcaças para grupos e você verá coisas diferentes muito interessantes. Você irá passear pelos canais e verá como, à noite, as aranhas fecham a passagem com suas belas teias de aranha, tendo que se agachar e passar por debaixo. Além disso, como todo safari de filme, você será acompanhado por aqueles olhos vermelhos de jacarés que verás a meio mastro na água, olhando para você fixamente.


O mais importante de tudo! Lista de verificação da mochila para o Iberá:

Para aproveitar ao máximo sua viagem, você não pode esquecer:

  • Protetor solar e chapéu para as altas temperaturas.

  • Repelente de mosquitos.

  • Calças técnicas de secagem rápida: que sejam destacáveis, se possível, pois é bom poder escolher quando tiver as pernas descobertas.

  • Tênis confortáveis.


Agora sim! O que está esperando? Retire suas passagens! Você já tem tudo o que precisa saber. A sua escapada de fim de semana aos Esteiros do Iberá espera por você.


© 2019  FLYBONDI - LA LIBERTAD DE VOLAR