• Juan Carlos Bondi

Oktoberfest: Festa da Cerveja em Córdoba

Entre os dias 4 e 14 de outubro, uma das festas mais esperadas do ano acontece: a Festa da Cerveja em Córdoba. Este festival acontece em Villa General Belgrano desde 1964, como uma extensão local da festividade tradicional alemã, na qual a colheita da cevada é comemorada. O que começou como uma celebração típica das colônias alemãs do país tornou-se um grande evento para o qual todos estão convidados.



A Festa da Cerveja dura o dia todo e há atividades para todos os gostos. No parque cervejeiro, desde cedo, há eventos típicos de dança e canto, barracas de comida da Europa Central e, obviamente, cerveja para todos. No final da tarde e tarde da noite, a atmosfera vai virando pura festa. O último fim de semana, que este ano (2019) também é um longo fim de semana, celebra-se a Rocktoberfest e se apresentam as bandas nacionais de rock no palco. A festa geralmente dura até as 2 ou 3 da manhã e, para os mais afoitos, existem bares e boates na cidade que seguem a noite toda.


Para os verdadeiros entusiastas da cerveja, aos sábados e domingos à tarde são realizadas competições de cerveja artesanal, na floresta dos pioneiros. Lá todos podemos ser jurados e degustar uma variedade de cervejas, e depois votar em nossas favoritas. Existem 3 competições por dia e cada variedade tem a sua: Golden, Scottish, Porter, entre muitas outras.


Onde ficar


Se a sua ideia é fazer que os preços dessa escapada sejam #UltraLowCost, tenha em conta de que o resto do ano a Villa Carlos Paz é uma área de férias com a família e que praticamente não há oferta de hostels ou albergues. Por isso, sugerimos que você se planeje com um bom grupo de pessoas e, entre todos, aluguem uma casinha, apartamento ou cabana. Uma vez divididos, os preços são ainda mais baratos do que ficar em um quarto entre dois, em um hotel barato.


A boa notícia é que você tem liberdade para escolher a área, seja porque quer estar perto da cidade e da agitação, seja porque quer aproveitar o dia para descansar em uma cabana mais remota, ou ainda porque a única coisa que você conseguiu fica a alguns quilômetros de distância da zona das cervejarias. Todos os dias da Oktoberfest circula o Bier bus, um ônibus gratuito que o leva para a Festa da Cerveja. Ele passa a cada meia hora e para em diferentes pontos da cidade.


Como chegar a Villa Carlos Paz


A melhor maneira de viajar, da maior parte dos pontos do país, é voar para o Aeroporto de Córdoba. De lá são aproximadamente duas horas até o centro de Carlos Paz, por terra, e existem diferentes opções para chegar. Há traslados que o levam do aeroporto, carros de aluguel, veículos particulares e ônibus do terminal de Córdoba, que são um pouco mais econômicos, mas você tem que se deslocar até lá.


© 2019  FLYBONDI - LA LIBERTAD DE VOLAR