• Juan Carlos Bondi

Ilha Grande, uma escapada dos sonhos

Ilha Grande está localizada no município de Angra dos Reis, a 150 quilômetros ao sul da cidade do Rio de Janeiro. Angra dos Reis é um arquipélago com 365 ilhas, todas com tamanhos muito diferentes. A maior de todas, com quase 200 quilômetros quadrados e 130 quilômetros de litoral, é Ilha Grande. Essa ilha paradisíaca é um dos ambientes naturais com maior biodiversidade do planeta, possui uma incrível vegetação tropical, montanhas cercadas por rios, cachoeiras e mais de 100 praias de águas claras.


Em toda a sua extensão, existe apenas uma população estável de aproximadamente 3.000 habitantes, que colaboram muito com a preservação do local. O Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica da Praia do Sul e o Parque Marinho do Aventureiro são áreas de preservação ambiental voltadas à conservação de sua biodiversidade.


Nessa ilha não há estradas e o meio de transporte usual são barcos para se deslocar entre os poucos povoados que existem e suas praias. Quase todas as excursões partem de Vila do Abraão, o ponto de entrada da ilha e do povoado principal, onde estão localizadas as melhores infraestruturas e praticamente todas as pousadas e restaurantes.



Agora que falamos um pouco sobre a ilha, recomendaremos a você as principais atrações e o que fazer quando você a visitar.


Caminhadas pelas trilhas


Uma das atividades que você poderá realizar na ilha é o trekking, já que Ilha Grande pode ser completamente percorrida por suas trilhas. Desfrute de longas caminhadas pela selva, com muitos altos e baixos que valem o esforço. Após o passeio, você alcançará mirantes naturais incríveis, lagos com cachoeiras e praias paradisíacas. Estas são algumas das trilhas que mais recomendamos:


  • Lopes Mendes: é uma praia que você não pode perder. Faz parte das 20 praias mais bonitas da América Latina e é a mais famosa da ilha. É imensa, possui 3 quilômetros de areia branca e fina e há uma linha de palmeiras que proporcionam sombra para sair um pouco do sol. Suas águas são temperadas, cristalinas e com boas ondas, ideais para surfistas. A caminhada a partir de Abraão é de aproximadamente duas horas. Para quem não gosta de andar tanto, pode-se usar o Táxi Boat para ir ou voltar.

  • Vila e Praia Dois Rios: a trilha que vai de Abraão a Dois Rios vale muito a pena: é muito tranquila e atraente. Você provavelmente vai ver saguis nas árvores, eles são muito simpáticos, mas você deve ter cuidado para que não roubem suas coisas! Se você tem comida na mão ou é muito visível, é provável que seja tomada por eles. A trilha é bastante íngreme e a partir de Abraão são cerca de duas horas. No entanto, até Dois Rios você também pode usar o serviço Táxi Boat, caso não esteja com vontade de caminhar.


Passeios de barco


Outra das atividades imperdíveis da ilha são os passeios de barco. Ilha Grande é gigante, e apesar de que as caminhadas em trilhas são muito bonitas, alguns lugares ficam longe para ir a pé. Também há áreas marítimas com boas atividades nas quais só se pode ir de barco. Os passeios mais comuns são os de meia volta ou volta inteira pela ilha. Estes são alguns dos lugares visitados nesses passeios:

  • Lagoa Azul: geralmente é a primeira parada nos passeios. Ela está localizada entre duas ilhas que formam uma piscina natural no mar, por isso se assemelha a uma lagoa, suas águas são muito calmas e são protegidas dos ventos. É um lugar ideal para nadar e mergulhar, você verá todos os tipos de peixes coloridos, arraias e tartarugas marinhas.

  • Lagoa Verde: é outro grande lugar para nadar e, em muitos passeios, costuma-se parar para fazer mergulho.

  • Saco do Céu: é um lugar muito tranquilo, porque não é fácil acessar se você não for por mar. Suas águas são calmas e transparentes e o local possui uma biodiversidade incrível.

Outros locais visitados nos passeios são a Praia da Feiticeira, Japriz, uma praia com alguns restaurantes onde se costuma parar para almoçar, e Freguesia de Santana, onde há uma bela igreja.


Ilha Grande permite que você relaxe, aproveite e se conecte com a natureza, o que você espera para ir?


© 2019  FLYBONDI - LA LIBERTAD DE VOLAR