• Juan Carlos Bondi

Puerto Madryn e Península Valdés: o paraíso dos animais marinhos

Uma das maravilhas do nosso país está na Patagônia e não exatamente na área dos Sete Lagos. Se formos ao leste de Chubut, a poucos quilômetros de Trelew e Puerto Madryn, se situa a Península Valdés, um parque nacional declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.




O que torna este lugar tão maravilhoso? É o lar de uma variedade de fauna marinha única no mundo. Em diferentes épocas do ano, pinguins, leões marinhos e elefantes marinhos, golfinhos, orcas e baleias-francas- austrais podem ser avistados. Além disso, as paisagens do mar que entram no deserto e as falésias no Atlântico são de uma beleza única.


O aeroporto mais próximo é o de Trelew, que fica a 150 km de Puerto Pirámides, o povoado dentro da península, e a 60 km de Puerto Madryn, a cidade mais próxima do parque nacional. Nas duas localidades têm uma oferta de hotel a preços semelhantes, mas em Puerto Madryn há mais variedade de excursões. Em ambos locais pode-se chegar por meio de traslados que partem do aeroporto ou com ônibus saindo do terminal (a 8 km do aeroporto). Se nossa intenção é pegar excursões todos os dias, esta última opção é a mais econômica. Se quisermos visitar a península em nosso tempo, a melhor opção é alugar um carro no aeroporto e devolvê-lo lá.


Agora, a pergunta é: como decidimos se queremos fazer uma excursão? Bem, isso dependerá de quais são seus objetivos de miragem nesta viagem (fiz um verso sem esforço).


Baleia franca austral


Elas são as protagonistas da região e com toda a razão: entre julho e novembro muitos espécimes se aproximam da costa para ter seus filhotes. A melhor maneira de vê-las é por meio de um barco, onde a proximidade delas é inimaginável até o momento em que você o vive.


Orcas ou Baleias assassinas


As famosas baleias assassinas são a figura difícil. De baleias não têm nada porque são de fato golfinhos, e de assassinas, bem ... um pouco sim. Em março e abril, e em outubro e novembro, são as épocas em que você pode encontrá-las. Aproximadamente são 30 orcas as que cercam a costa argentina, e apenas 7 delas nos dão o show que queremos ver: caçando por encalhamentos intencionais.


Um fenômeno único no mundo ocorre em nossa Patagônia, e é que algumas dessas baleias assassinas aprenderam a caçar leões e elefantes marinhos na costa, deixando intencionalmente mais da metade do seu corpo fora da água. O problema é que essa maravilha em geral ocorre apenas uma vez ao dia, entre duas horas antes e duas depois da maré alta. Portanto, se estamos buscando esse objetivo, é conveniente ter um carro para fazer o trajeto da península no nosso próprio ritmo. É essencial garantir que estaremos naquele momento em Punta Norte (março e abril) ou Caleta Valdés (outubro e novembro).


Pinguins


Entre setembro e março, podemos ver as colônias de Pinguins-de- Magalhães. Na Península Valdés, você pode encontrá-los em vários pontos, sendo sua maior colônia em Punta Norte. No entanto, eles são vistos bem distantes, pois a maioria das costas da península é protegida e / ou são áreas privadas, e a entrada não é permitida. Se tivermos dias suficientes e queremos nos aproximar dos pinguins, o ideal é visitar Punta Tombo, a 180 km de Puerto Madryn. Há uma passagem de 3,5 km através da qual você pode caminhar pela praia. Você pode chegar de carro ou de transporte contratado da cidade. Também existem várias excursões que podem ser contratadas, mas o serviço de Guia fornecido no parque é tão bom que a diferença de preço não faz muito sentido.


Outros animaizinhos que estão lá durante todo o ano

  • Golfinhos escuros frequentam a Península Valdés e seus arredores ao longo do ano, embora haja mais espécimes em setembro.

  • Os leões-marinhos vivem na península o ano todo, mas eles mudam de local dependendo da época.

  • A Península Valdés é a única estação continental de Elefantes Marinhos do mundo. Eles têm uma presença maior entre agosto e março. Em setembro, o número é muito maior. Entre dezembro e março, as fêmeas têm seus filhotes (o lanche favorito de nossas amigas Orcas).

  • Além da fauna marinha, há também uma variedade de fauna terrestre: Guanacos, Raposas-Cinzentas, Tatus, Lebres-da-Patagônia e muitos outros.

  • Para os fãs de observação de pássaros, também temos vários desafios: Cormorão Imperial, Ema da Patagônia, Trinta-réis-de-bico-vermelho, Flamingo-chileno, Martineta Tinamou, Cormorão-Real e muito mais.


© 2019  FLYBONDI - LA LIBERTAD DE VOLAR