• Juan Carlos Bondi

Turismo em Misiones: o segredo mais bem guardado

Propomos a você estender a viagem a um dos clássicos argentinos: as Cataratas do Iguaçu. Obviamente, se vamos fazer turismo em Misiones, não vamos deixar de lado a uma das 7 maravilhas do mundo. Mas a província tem muito mais a oferecer, por isso queremos que vocês peguem um carro e saiam a conhecê-la. A menos que você já a conheça, os dias em Iguaçu os tomamos como garantidos, por isso continuaremos a falar sobre as outras joias de Misiones.





El Soberbio e as Cataratas de Moconá (Saltos del Moconá)

A área de El Soberbio fica a 4 horas de carro de Iguaçu. O povoado em si não tem muito a oferecer, embora valha a pena parar para comer um bom pacu em uma das cantinas nas margens do rio. Também é obrigatório comer queijo com doce de mamão como sobremesa e comprar “chipacitos” para comer na estrada.


Mas o que realmente nos interessa aqui são as Cataratas de Moconá (ou “Saltos del Moconá”) e a incrível oferta de hotéis na região: lodges, cabanas, pousadas e pequenos hotéis no meio da selva, para todos os gostos e bolsos. É a oportunidade perfeita para relaxar, conhecer a natureza e desconectar por alguns dias, aproveitando o fato de que alguns deles não têm Wi-Fi nem sinal. Como quase todos os hotéis possuem trilhas na selva para fazer trekking, vários deles levam a pequenas cachoeiras.


De El Soberbio você está a poucos quilômetros das Cataratas de Moconá, um ótimo destino para o turismo em Misiones. É um fenômeno natural único no mundo: produto de uma falha geográfica no rio Uruguai, há uma cachoeira que cai lateralmente, ao longo do rio, durante 3 km. Obviamente, se a precipitação for muito alta, as cataratas ou quedas d ́água podem não ser visíveis. Embora o inverno seja geralmente o melhor momento para vê-las, o clima de Misiones é bastante imprevisível.


As Cataratas de Moconá ficam dentro da Reserva da Biosfera de Yabotí. Uma vez lá dentro, além de pegar o barco para ver as cataratas, você pode caminhar pelas trilhas que entram no parque, onde se pode observar uma variedade inimaginável de flora e fauna.


Ruínas Jesuítas


Entre Iguaçu e El Soberbio estão as ruínas jesuítas de San Ignacio, Santa Ana, Loreto e Santa María, a maior. As primeiras são as maiores e mais bem preservadas, enquanto as de Santa Ana são particularmente bonitas por causa da maneira como a natureza se expandiu sobre elas. Em um dia se pode conhecer ambas, e elas têm visitas guiadas curtas e divertidas. A mesma entrada serve para conhecer os 4 centros.


Bônus track


O melhor deste combo? Se você quer voar, pode fazer isso tanto para Posadas quanto para Iguaçu, e comprar os bilhetes mais baratos que conseguir. Ou melhor ainda, você pode fazer ambos os passeios e economizar algumas horas de percurso. Existem empresas que permitem alugar um carro em um destino e devolvê-lo em outro.


© 2019  FLYBONDI - LA LIBERTAD DE VOLAR